Visita do Embaixador Noguchi ao Estado do Pará (25 e 26 de maio)
2026/6/19
Nos dias 25 e 26 de maio, o Embaixador Noguchi visitou Belém e Tomé-Açu, no Estado do Pará.
Na manhã do dia 25, o Embaixador Noguchi visitou a Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira, que reúne 16 associações japonesas do estado, e conversou sobre as atividades das organizações nikkeis no estado e sobre os preparativos para o centenário da imigração japonesa na Amazônia, em 2029. Além disso, durante a visita à associação, ele concedeu uma entrevista ao jornal local do Pará, “O Liberal”.

Na tarde do mesmo dia, visitou o Hospital Amazônia, administrado pela Beneficência Nipo Brasileira da Amazônia, onde ouviu a história da fundação do hospital, criado para prestar assistência médica aos imigrantes japoneses do Pará, e observou como a instituição contribui para o desenvolvimento da assistência médica regional na qualidade de hospital geral.

Em seguida, o Embaixador Noguchi fez uma visita de cortesia à Governadora do Pará, Hana Ghassan. Ele agradeceu pelo apoio prestado à comunidade nipo-brasileira, como a designação da culinária japonesa como patrimônio cultural imaterial do estado e a cooperação com o Festival da Amazônia, organizado por associações nikkeis. Por fim, ambos concordaram em continuar promovendo as relações de amizade de longa data entre o Japão e o estado do Pará.

No final da tarde do mesmo dia, ele conheceu o Sistema de Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) da Região Metropolitana de Belém, que foi construído com apoio da JICA e inaugurado em outubro de 2025. Ao fazer um deslocamento experimental em um ônibus do sistema, o Embaixador Noguchi ouviu explicações de funcionários da empresa operadora sobre como o BRT — concretizado após mais de 30 anos desde o início dos estudos de planejamento — funciona como meio de transporte para os cidadãos de Belém, não apenas aliviando o congestionamento, mas também gerando muitos empregos.


No dia seguinte, 26, ele visitou a cidade de Tomé-Açu, onde começou a imigração japonesa na região amazônica.
Após depositar flores no memorial aos pioneiros falecidos no Cemitério Santa Clara, ele participou da cerimônia de inauguração do sistema de ar-condicionado e do inversor, instalados com o apoio da JICA, na fábrica de processamento de sucos da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA). Na fábrica, recebeu explicações de representantes da CAMTA sobre a situação das exportações de frutas, além de visitar as fazendas dos associados da CAMTA e as lojas da cooperativa.


Em seguida, o Embaixador Noguchi esteve na Escola Nikkei, administrada pela Associação Cultural e Fomento Agrícola de Tomé-Açu (ACTA), e o Museu da Imigração, localizado na sede da ACTA. Por fim, participou de uma recepção de boas-vindas organizada pelas associações nikkeis de Tomé-Açu. Na referida recepção, realizada na sede da ACTA, trocou opiniões com Sr. Carlos Vieira, prefeito de Tomé-Açu, e conversou com diversos representantes de associações nipo-brasileiras e da JICA.
Na manhã do dia 25, o Embaixador Noguchi visitou a Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira, que reúne 16 associações japonesas do estado, e conversou sobre as atividades das organizações nikkeis no estado e sobre os preparativos para o centenário da imigração japonesa na Amazônia, em 2029. Além disso, durante a visita à associação, ele concedeu uma entrevista ao jornal local do Pará, “O Liberal”.





Após depositar flores no memorial aos pioneiros falecidos no Cemitério Santa Clara, ele participou da cerimônia de inauguração do sistema de ar-condicionado e do inversor, instalados com o apoio da JICA, na fábrica de processamento de sucos da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA). Na fábrica, recebeu explicações de representantes da CAMTA sobre a situação das exportações de frutas, além de visitar as fazendas dos associados da CAMTA e as lojas da cooperativa.




