Visita do Embaixador Noguchi ao Estado do Pará (25 e 26 de maio)

2026/6/19
     Nos dias 25 e 26 de maio, o Embaixador Noguchi visitou Belém e Tomé-Açu, no Estado do Pará.

     Na manhã do dia 25, o Embaixador Noguchi visitou a Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira, que reúne 16 associações japonesas do estado, e conversou sobre as atividades das organizações nikkeis no estado e sobre os preparativos para o centenário da imigração japonesa na Amazônia, em 2029. Além disso, durante a visita à associação, ele concedeu uma entrevista ao jornal local do Pará, “O Liberal”.

   
 
     Na tarde do mesmo dia, visitou o Hospital Amazônia, administrado pela Beneficência Nipo Brasileira da Amazônia, onde ouviu a história da fundação do hospital, criado para prestar assistência médica aos imigrantes japoneses do Pará, e observou como a instituição contribui para o desenvolvimento da assistência médica regional na qualidade de hospital geral.

   
 
     Em seguida, o Embaixador Noguchi fez uma visita de cortesia à Governadora do Pará, Hana Ghassan. Ele agradeceu pelo apoio prestado à comunidade nipo-brasileira, como a designação da culinária japonesa como patrimônio cultural imaterial do estado e a cooperação com o Festival da Amazônia, organizado por associações nikkeis. Por fim, ambos concordaram em continuar promovendo as relações de amizade de longa data entre o Japão e o estado do Pará.

   
 
     No final da tarde do mesmo dia, ele conheceu o Sistema de Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) da Região Metropolitana de Belém, que foi construído com apoio da JICA e inaugurado em outubro de 2025. Ao fazer um deslocamento experimental em um ônibus do sistema, o Embaixador Noguchi ouviu explicações de funcionários da empresa operadora sobre como o BRT — concretizado após mais de 30 anos desde o início dos estudos de planejamento — funciona como meio de transporte para os cidadãos de Belém, não apenas aliviando o congestionamento, mas também gerando muitos empregos.

   

   
 
     No dia seguinte, 26, ele visitou a cidade de Tomé-Açu, onde começou a imigração japonesa na região amazônica.

     Após depositar flores no memorial aos pioneiros falecidos no Cemitério Santa Clara, ele participou da cerimônia de inauguração do sistema de ar-condicionado e do inversor, instalados com o apoio da JICA, na fábrica de processamento de sucos da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA). Na fábrica, recebeu explicações de representantes da CAMTA sobre a situação das exportações de frutas, além de visitar as fazendas dos associados da CAMTA e as lojas da cooperativa.

   

   
 
     Em seguida, o Embaixador Noguchi esteve na Escola Nikkei, administrada pela Associação Cultural e Fomento Agrícola de Tomé-Açu (ACTA), e o Museu da Imigração, localizado na sede da ACTA. Por fim, participou de uma recepção de boas-vindas organizada pelas associações nikkeis de Tomé-Açu. Na referida recepção, realizada na sede da ACTA, trocou opiniões com Sr. Carlos Vieira, prefeito de Tomé-Açu, e conversou com diversos representantes de associações nipo-brasileiras e da JICA.