Visita do Embaixador ao Estado de São Paulo (Participação na XXII COPANI e em eventos relacionados)
2026/6/12
Entre os dias 3 e 9 de junho, o Embaixador Noguchi realizou uma visita ao Estado de São Paulo.
De 3 a 7 de junho, participou da Convenção Panamericana Nikkei (XXII COPANI) e de eventos relacionados.
Na manhã do dia 3, acompanhado da Sra. Akie Abe, Presidente da Fundação de Apoio à Contribuição Social, que se encontrava em visita ao Brasil, o Embaixador visitou a Associação Cultural e Assistencial da Província de Yamaguchi no Brasil. Na ocasião, aprofundou os laços de amizade com os presentes por meio de conversas sobre a história e a cultura da Província de Yamaguchi, sua terra natal.
Na tarde do mesmo dia, reuniu-se com o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Sr. Josué Gomes da Silva. Durante o encontro, foram discutidas as atividades das empresas japonesas no Estado de São Paulo e as perspectivas para o fortalecimento da cooperação entre as partes.
Na noite do dia 4, o Embaixador participou da recepção oferecida pela Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, SUZUKI Yoriko, realizada na véspera da Convenção Panamericana Nikkei (XXII COPANI). Em suas palavras de abertura, expressou respeito e admiração pelos nikkeis que, superando diversas dificuldades, conquistaram uma imagem positiva do Japão em seus países de residência, bem como pelos descendentes de japoneses que hoje se destacam em diversos setores da sociedade. Ressaltou ainda o compromisso do Governo do Japão em continuar fortalecendo os laços de solidariedade e cooperação com as comunidades nikkeis. Na ocasião, também teve a oportunidade de conversar com participantes provenientes de diversos países das Américas, estreitando relações de amizade.
No dia 5, participou da cerimônia de abertura da XXII COPANI na qualidade de representante do Governo do Japão. Em seu discurso, manifestou sua satisfação por participar novamente do evento, após sua presença na edição anterior, realizada em 2024. Destacou a importância da COPANI como um espaço para a reafirmação das raízes comuns da comunidade nikkei e para o compartilhamento e debate de desafios e experiências entre as comunidades nikkeis dos diferentes países. Reafirmou, ainda, a determinação do Governo do Japão em apoiar a construção de redes de cooperação entre as comunidades nikkeis da América Latina e em promover ainda mais os vínculos entre o Japão e os descendentes de japoneses, especialmente entre as gerações mais jovens.

Na manhã do dia 6, assistiu a diversas palestras e painéis realizados no âmbito da XXII COPANI.
À tarde, participou de três sessões temáticas.
Na sessão dedicada às mulheres, expressou respeito pela liderança exercida pelas mulheres nikkeis e apresentou os avanços observados no Japão em relação à consolidação da participação feminina na sociedade. Também mencionou as possibilidades de cooperação entre o Japão e a América Latina para promover uma maior inserção das mulheres em diferentes áreas da vida social.

Em um diálogo promovido pela Associação Brasileira de Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei, abordou temas relacionados à política externa japonesa e ao atual cenário internacional, além de compartilhar aspectos de sua trajetória diplomática e de sua relação com as comunidades nikkeis.
Já no simpósio de Museu de Imigração Japonesa no Brasil, destacou o valor histórico e educacional da instituição, bem como sua importância como instrumento de promoção da compreensão sobre o Japão. Também elogiou os esforços realizados em diversas regiões das Américas para aprimorar exposições e preservar documentos históricos relacionados à imigração japonesa.
Na manhã do dia 7, participou da cerimônia de premiação do Concurso de História sobre Família Nikkei, promovido pela Associação Brasileira de Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei. Em seu discurso, ressaltou a importância da iniciativa como uma oportunidade para que os participantes reflitam sobre suas origens e aprofundem seu conhecimento sobre sua própria história, além de parabenizar os participantes e os organizadores do concurso.
De 3 a 7 de junho, participou da Convenção Panamericana Nikkei (XXII COPANI) e de eventos relacionados.
Na manhã do dia 3, acompanhado da Sra. Akie Abe, Presidente da Fundação de Apoio à Contribuição Social, que se encontrava em visita ao Brasil, o Embaixador visitou a Associação Cultural e Assistencial da Província de Yamaguchi no Brasil. Na ocasião, aprofundou os laços de amizade com os presentes por meio de conversas sobre a história e a cultura da Província de Yamaguchi, sua terra natal.

Na tarde do mesmo dia, reuniu-se com o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Sr. Josué Gomes da Silva. Durante o encontro, foram discutidas as atividades das empresas japonesas no Estado de São Paulo e as perspectivas para o fortalecimento da cooperação entre as partes.

Na noite do dia 4, o Embaixador participou da recepção oferecida pela Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, SUZUKI Yoriko, realizada na véspera da Convenção Panamericana Nikkei (XXII COPANI). Em suas palavras de abertura, expressou respeito e admiração pelos nikkeis que, superando diversas dificuldades, conquistaram uma imagem positiva do Japão em seus países de residência, bem como pelos descendentes de japoneses que hoje se destacam em diversos setores da sociedade. Ressaltou ainda o compromisso do Governo do Japão em continuar fortalecendo os laços de solidariedade e cooperação com as comunidades nikkeis. Na ocasião, também teve a oportunidade de conversar com participantes provenientes de diversos países das Américas, estreitando relações de amizade.

No dia 5, participou da cerimônia de abertura da XXII COPANI na qualidade de representante do Governo do Japão. Em seu discurso, manifestou sua satisfação por participar novamente do evento, após sua presença na edição anterior, realizada em 2024. Destacou a importância da COPANI como um espaço para a reafirmação das raízes comuns da comunidade nikkei e para o compartilhamento e debate de desafios e experiências entre as comunidades nikkeis dos diferentes países. Reafirmou, ainda, a determinação do Governo do Japão em apoiar a construção de redes de cooperação entre as comunidades nikkeis da América Latina e em promover ainda mais os vínculos entre o Japão e os descendentes de japoneses, especialmente entre as gerações mais jovens.


Na manhã do dia 6, assistiu a diversas palestras e painéis realizados no âmbito da XXII COPANI.

À tarde, participou de três sessões temáticas.
Na sessão dedicada às mulheres, expressou respeito pela liderança exercida pelas mulheres nikkeis e apresentou os avanços observados no Japão em relação à consolidação da participação feminina na sociedade. Também mencionou as possibilidades de cooperação entre o Japão e a América Latina para promover uma maior inserção das mulheres em diferentes áreas da vida social.


Em um diálogo promovido pela Associação Brasileira de Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei, abordou temas relacionados à política externa japonesa e ao atual cenário internacional, além de compartilhar aspectos de sua trajetória diplomática e de sua relação com as comunidades nikkeis.

Já no simpósio de Museu de Imigração Japonesa no Brasil, destacou o valor histórico e educacional da instituição, bem como sua importância como instrumento de promoção da compreensão sobre o Japão. Também elogiou os esforços realizados em diversas regiões das Américas para aprimorar exposições e preservar documentos históricos relacionados à imigração japonesa.

Na manhã do dia 7, participou da cerimônia de premiação do Concurso de História sobre Família Nikkei, promovido pela Associação Brasileira de Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei. Em seu discurso, ressaltou a importância da iniciativa como uma oportunidade para que os participantes reflitam sobre suas origens e aprofundem seu conhecimento sobre sua própria história, além de parabenizar os participantes e os organizadores do concurso.

